BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?

Autores/as

  • Eliane C. Araujo Schneider Universidade Feevale
  • Vanessa Mariane da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.682

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir a formação de professores diante da violência crescente nas escolas e, em especial, a prática do bullying, fenômeno caracterizado por um conjunto de comportamentos agressivos e repetitivos entre sujeitos, apresentando um recorte diante de uma nova faceta apontada por estudiosos do assunto de que o bullying também é praticado pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas. Fruto de um trabalho de pesquisa, foi desenvolvido através de revisões teóricas, além da escuta de alguns sujeitos envolvidos com o fenômeno: professores, alunos e supervisor escolar. A pesquisa apontou que o bullying está presente nas relações entre professor e aluno, portanto, há necessidade de revisitar as práticas pedagógicas, com auxílio do profissional da supervisão escolar. Diante da complexidade de ser professor, a formação docente precisa preocupar-se com a formação multifacetada do educador e o entendimento de que a sua prática pedagógica contribui com uma educação mais humanizadora.

Palavras-chave: Bullying. Práticas Pedagógicas. Formação de Professores.

Publicado

2010-01-01

Cómo citar

Schneider, E. C. A., & Silva, V. M. da. (2010). BULLYING DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: NOVO DESAFIO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES O PROFESSOR TAMBÉM PRATICA?. Revista Prâksis, 1, 19–28. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.682