ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.650Resumen
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em Educação, que opera com a perspectiva de que é no jogo do liberalismo contemporâneo, no qual as relações entre trabalho e educação são lidas em uma lógica empresarial, que os sujeitos estudantes universitários passam a constituírem-se desde um conjunto de estratégias articuladas a uma dinâmica concorrencial, de forma que o estar na universidade começa a ser entendido como uma conquista individual, pois, nesta ordem, os sujeitos tornam-se os responsáveis pelo seu sucesso ou seu fracasso no mercado de trabalho. O caderno Vestibular/ZH é um dos espaços que potencializa e visibiliza algumas dessas estratégias de governamento dessa população.
Palavras-chave: Governamentalidade neoliberal. Estudantes universitários. Vestibular/ZH.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.