ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH

Autores/as

  • Roberto Rafael Dias da Silva UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.650

Resumen

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em Educação, que opera com a perspectiva de que é no jogo do liberalismo contemporâneo, no qual as relações entre trabalho e educação são lidas em uma lógica empresarial, que os sujeitos estudantes universitários passam a constituírem-se desde um conjunto de estratégias articuladas a uma dinâmica concorrencial, de forma que o estar na universidade começa a ser entendido como uma conquista individual, pois, nesta ordem, os sujeitos tornam-se os responsáveis pelo seu sucesso ou seu fracasso no mercado de trabalho. O caderno Vestibular/ZH é um dos espaços que potencializa e visibiliza algumas dessas estratégias de governamento dessa população.

Palavras-chave: Governamentalidade neoliberal. Estudantes universitários. Vestibular/ZH.

Publicado

2008-08-01

Cómo citar

Silva, R. R. D. da. (2008). ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO JOGO DAS CONQUISTAS: UM ESTUDO SOBRE O CADERNO VESTIBULAR/ZH. Revista Prâksis, 2, 39–44. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.650