PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO

Autores/as

  • Marcelo Silva da Silva Universidade Feevale
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.649

Resumen

Nas últimas décadas, ocorreram diversas transformações no campo da Educação. No que diz respeito à Formação de Professores, essas mudanças estão relacionadas às reconfigurações no mundo do trabalho, à formulação de novas políticas públicas e a revolução tecnológica. Em relação a essas mudanças, o discurso oficial aponta para a necessidade de currículos organizados em processos que privilegiem a tematização dos conhecimentos escolarizados, dos saberes da experiência e que priorizem a formação profissional a partir da realidade. Propomos, com este artigo, debater os diferentes encaminhamentos e mecanismos que tensionam a formação dos professores em nossa sociedade, sejam os aspectos da profissionalização e da proletarização dos docentes ou os pareceres e as resoluções do Conselho Nacional de Educação, que regulamentam essa formação.

Palavras-chave: Formação. Políticas Públicas. Profissionalização.

Publicado

2008-08-01

Cómo citar

Silva, M. S. da, & Sanfelice, G. R. (2008). PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO. Revista Prâksis, 2, 31–38. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.649