A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA COMO RECURSO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Benício Backes Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.642

Resumen

Discussão sobre os desafios e as possibilidades de uma compreensão e prática cultural, como recurso nas práticas docentes escolares. Parte do conceito de cultura como base e expressão de vida em articulação com o conceito de cultura como recurso (YÚDICE, 2004). Aponta para o desafio de se pensar no papel da escola como espaço de produção, gestão, circulação de cultura, não para modificar a cultura do jovem, mas de usar a cultura como recurso para atraí-los a um novo campo de intervenção, investigação e criação como possibilidade de criação e recriação de seus destinos e de responsabilização ética sobre os mesmos.

Palavras-chave: Cultura. Prática docente. Ética.

Publicado

2008-01-01

Cómo citar

Backes, B. (2008). A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA COMO RECURSO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE. Revista Prâksis, 1, 109–114. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.642