EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DIMENSÃO DO PROCESSO EDUCATIVO-PEDAGÓGICO: JUÍZOS, MOTIVAÇÕES, AÇÕES E REFLEXÕES COTIDIANAS COMO FUNDAMENTO DA PRÁXIS DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.636Resumen
Este artigo trata de focalizar a inserção da Educação Ambiental no cenário educativo-escolar a partir da interpretação e da decisão pedagógica dos professores. A visão dos professores aporta numerosas contribuições à possibilidade de compreender os fenômenos que ocorrem no interior das instituições educativas, tendo em vista que os professores e as professoras possuem suas próprias referências, experiências e história pessoal. A práxis dos professores em relação à temática ambiental é o objeto desta análise. Convém apontar que pretende abordar a práxis docente em relação à temática ambiental como fundamento empírico, mas, sem esquecer que a docência é um conjunto mais amplo e de implicações diversas, na qual se insere a Educação Ambiental como uma dimensão do processo educativo e, portanto, balizado pelas bases teórico-epistemológicas da educação e do campo ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental. Decisão pedagógica. Práxis docente.
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