HIBRIDISMO E ESTESIA NO LIVRO DE ARTISTA: UMA REFLEXÃO ENTRE ARTE E SEMIÓTICA

Autores

  • Rosana Krug Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.592

Resumo

O artigo propõe uma breve abordagem sobre o livro de artista, tanto do ponto de vista de suas possibilidades híbridas, quanto interativas. Para tal reflexão, foram buscados os referenciais teóricos da arte e da semiótica greimaseana. Relativo à arte, reúne alguns apontamentos sobre a heterogeneidade dos materiais, das linguagens e da questão do objeto. De outro lado, busca na semiótica sincrética, estruturada por Algirdas Julien Greimas, a base da análise dos discursos enunciados, cujos textos são articulados por mais de uma forma de linguagem. Também trata das possibilidades estésicas e interativas pelo viés da semiótica das experiências sensíveis, em que o mútuo afetar entre sujeito-objeto produz o que o autor conceitua como fratura, ou seja, a ressemantização do objeto através de uma nova percepção.

Palavras-chave: Livro de Artista. Hibridismo. Interatividade. Semiótica. Sincretismo. Estesia.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

Krug, R. (2007). HIBRIDISMO E ESTESIA NO LIVRO DE ARTISTA: UMA REFLEXÃO ENTRE ARTE E SEMIÓTICA. Revista Prâksis, 1, 15–18. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.592