O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?

Autores/as

  • Ana Carina Tavares Universidade Feevale
  • Gabriel Grabowski Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.582

Resumen

Vivemos em uma sociedade globalizada. Dentre as conseqüências dessa globalização enfrentam-se grandes contingentes de desempregados, ao mesmo tempo em que se experimenta um crescente empobrecimento de alguns sujeitos sociais, entre eles, os jovens. Estes, entre os desempregados, têm tido muito dificuldade de inserção, especialmente, por falta de experiência. Diante da contradição, em que não se oportuniza um espaço para os jovens adquirirem experiências, os governos têm criado alguns programas de incentivos a fim de possibilitar ao jovem uma primeira inserção no mundo do trabalho. Entre os projetos, destaca-se o Programa Nacional do Primeiro Emprego. Com o propósito de melhor conhecer os resultados dessa ação, realizou-se uma investigação que permitiu avaliar as experiências de trabalho e de aprendizagens de alguns jovens que se beneficiam dessa política pública. Uma formação calcada em valores, dimensionado a questão da ética como sujeito profissional e ressignificando o trabalho como princípio educativo estão entre os resultados da pesquisa.

Palavras-chave: Jovem. Educação. Trabalho.

Cómo citar

Tavares, A. C., & Grabowski, G. (2016). O JOVEM E O MUNDO DO TRABALHO: UM PROCESSO DE INSERÇÃO OU FORMAÇÃO?. Revista Prâksis, 2, 45–48. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.582