ENSINO DE GRAMÁTICA E IDENTIDADE: ESTABELECIMENTO E APAGAMENTO

Autores/as

  • Luiz Carlos Travaglia Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Neste artigo discutimos a relação entre o ensino de língua materna, mais especificamente entre o ensino de sua gramática e o estabelecimento de identidade lingüística de indivíduos, de grupos e mesmo de nacionalidades. Propomos que a educação linguística pode ser responsável pelo estabelecimento de uma identidade, quase sempre implicando o apagamento de outra(s) identidade(s), mas que isto só ocorre quando há aquiescência de indivíduos, grupos ou nações. Neste contexto, o trabalho de ensino de língua materna deve ser acompanhado de uma consciência e uma conscientização sobre a função sócio-cultural identitária das variedades e usos lingüísticos, para evitar desnecessárias desestabilizações identitárias.

Palavras-chave: gramática, ensino de gramática, identidade.

Cómo citar

Travaglia, L. C. (2016). ENSINO DE GRAMÁTICA E IDENTIDADE: ESTABELECIMENTO E APAGAMENTO. Revista Prâksis, 1, 69–78. Recuperado a partir de https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/544