ENSINO DE GRAMÁTICA E IDENTIDADE: ESTABELECIMENTO E APAGAMENTO
Resumen
Neste artigo discutimos a relação entre o ensino de língua materna, mais especificamente entre o ensino de sua gramática e o estabelecimento de identidade lingüística de indivíduos, de grupos e mesmo de nacionalidades. Propomos que a educação linguística pode ser responsável pelo estabelecimento de uma identidade, quase sempre implicando o apagamento de outra(s) identidade(s), mas que isto só ocorre quando há aquiescência de indivíduos, grupos ou nações. Neste contexto, o trabalho de ensino de língua materna deve ser acompanhado de uma consciência e uma conscientização sobre a função sócio-cultural identitária das variedades e usos lingüísticos, para evitar desnecessárias desestabilizações identitárias.
Palavras-chave: gramática, ensino de gramática, identidade.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.