AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores/as

  • Kamila Lockmann Universidade Feevale
  • Madalena Klein Universidade Feevale
  • Tereza Cristina Mayboroda Universidade Feevale

Resumen

O presente trabalho apresenta uma análise do projeto político-pedagógico – PPP – de uma escola específica para alunos surdos, procurando investigar as relações de poder/saber no currículo escolar e suas implicações na prática docente desenvolvida naquele espaço. No primeiro momento, realizamos uma análise documental do PPP, articulando-o com o documento “A educação que nós surdos queremos”, elaborado  pela comunidade surda no Pré Congresso ao V Congresso de Educação Bilíngüe para Surdos em Porto Alegre (abril/1999). A partir dessa análise, foi possível construir as unidades analíticas que nortearam a pesquisa. Na etapa seguinte, realizamos entrevistas semiestruturadas, com sujeitos que participaram do processo de construção do PPP (direção, professores). A terceira etapa da pesquisa define-se por práticas de observação que ocorreram no interior da escola investigada. Ali conseguimos, como espectadoras das aulas e reuniões, observar as regularidades e as dispersões entre os discursos materializados nos documentos, as falas expostas nas entrevistas e as práticas institucionalizadas no cotidiano das professoras, procurando entender as vinculações entre poder/saber que se mostram presentes no contexto investigado.

Palavras-chave: educação de surdos, currículo, relações de poder/saber.

Cómo citar

Lockmann, K., Klein, M., & Mayboroda, T. C. (2016). AS RELAÇÕES DE PODER/SABER NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS. Revista Prâksis, 1, 63–68. Recuperado a partir de https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/543