PROJETO “MEMÓRIA E HISTÓRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE/ASPEUR”: PRIMEIROS PASSOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO
Resumen
O interesse dos dirigentes do Centro Universitário Feevale, na tentativa de preservar os documentos jornalísticos referentes a passagens da Instituição, o qual desde sua fundação, no ano de 1970, estão sendo coletados por alunos do curso de Relações Públicas; somado às aspirações dos professores e alunos do curso de História, que através destes documentos – além de preservá-los, terão a possibilidade de remontar parte da história dos alicerces que estruturaram o que hoje conhecemos como Centro Universitário Feevale –, deram a partida para este projeto. O projeto Memória Institucional surgiu a partir deste interesse e teve início em fevereiro de 2003, com os objetivos de identificar, organizar, catalogar e preservar o material que se encontrava em pastas-arquivo, guardadas em uma sala específica do Campus II, conhecida como arquivo-morto. O material em geral foi encontrado sem maiores cuidados quanto à sua conservação e estava junto a outros documentos da Instituição. O material é composto de clipagens de matérias da imprensa local, relacionadas à história do Centro Universitário Feevale, bem como à educação. A continuidade do mesmo dar-se-á a partir do momento em que for preciso identificar a importância do acervo para a preservação da memória e da história do Centro Universitário Feevale, ao analisar a sua inserção e importância junto à comunidade e ao possibilitar, de maneira informatizada, o acesso da mesma, possibilitando encontrar neste material outras fontes de pesquisa.
Palavras-chave: Acervo. Arquivo. Memória. História. Instituição. Imprensa Feevale. ASPEUR.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.