O OPERAR DA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM INOVAÇÃO E PROCESSOS CRIATIVOS

Autores/as

  • Henrique Alexander Grazzi Keske Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.434

Resumen

O presente artigo propõe-se a examinar as metáforas conceituais elaboradas pela tradição filosófica ocidental, para embasar as pretensões de validade do conhecimento científico. Analisam-se, para tanto, os conceitos historicamente associados ao fazer da própria ciência. Da mesma forma, apresentam-se essas elaborações conceituais fundamentais para se analisar os sentidos e os significados que podemos associar aos conceitos de inovação e de processos criativos, relacionando-os aos mesmos pressupostos paradigmáticos que os informaram. Por fim, mostra-se a maneira de relacionar esses pressupostos teóricos pela articulação de uma racionalidade que opera a partir do círculo da compreensão, no sentido de uma circularidade aberta, capaz de levar à ampliação permanente do conhecimento, por via de uma constante atividade de pesquisa científica.

Palavras-chave: Paradigmas. Metáforas conceituais. Inovação. Processos criativos.

Publicado

2016-07-01

Cómo citar

Keske, H. A. G. (2016). O OPERAR DA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM INOVAÇÃO E PROCESSOS CRIATIVOS. Revista Prâksis, 1, 57–74. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.434