(IN) SUCESSOS COM VIDA LÁ DENTRO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.432Resumen
Uma das medidas mais relevantes que foram implementadas no campo da educação em Portugal foi a criação, em 1996, dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Estes têm por base uma política de discriminação positiva de combate às desigualdades sociais e visam essencialmente a melhoria dos resultados e do abandono escolar. Atualmente na terceira geração, os TEIP evoluíram desde uma visão compensatória (TEIP das 1.ª e 2.ª geração) para uma visão fundamentalmente preventiva das problemáticas do insucesso e do abandono escolares (TEIP da 3.ª geração). Este artigo, elaborado numa escola TEIP de 3.º geração da região centro de Portugal, tem por finalidade a realização de uma análise reflexiva acerca do percurso de 15 alunos de 6.º ano com insucesso escolar a Português e Matemática e que foram integrados no ano lectivo de 13-14 em grupos de homogeneidade relativa com vista à superação das suas dificuldades. Através da análise retrospectiva dos seus processos individuais (PIA), o estudo mostra o caminho dos (in) sucessos destes alunos, através da percepção e avaliação que os docentes fazem das suas aprendizagens; no final são enunciadas um conjunto de medidas organizativas conducentes à melhoria dos procedimentos de diagnóstico, monitorização e avaliação destes alunos.
Palavras-chave: Políticas Educativas. TEIP. Organização Escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.