A PERDA DE OBJETOS SOCIAIS E O SOFRIMENTO ORIUNDO DO DESASTRE AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.4244Palabras clave:
Desastre ambiental, Danos, Objetos Sociais, Sofrimento socialResumen
Este estudo aborda o sofrimento social imposto às vítimas do desastre ambiental ocorrido no estado do Rio Grande do Sul em 2024 e, a partir da indicação dos principais danos causados, em especial, à população atingida, tem como principal objetivo discorrer sobre o sofrimento das vítimas frente à perda de objetos sociais. Metodologicamente, quanto à sua natureza, é uma pesquisa Básica, ao passo que, no que tange aos objetivos, trata-se de um estudo Exploratório que se ancora no procedimento técnico da pesquisa Bibliográfica, abrangendo dados veiculados pela mídia acerca das consequências desse evento climático. Os resultados permitem inferir que, além da morte de entes queridos, diversos outros danos repercutiram na vida das pessoas afetadas, impingindo-lhes um sofrimento social proveniente da perda de vários objetos sociais, a exemplo da moradia, das relações e memórias familiares e comunitárias, do trabalho, da saúde, da educação, entre outros, o que impactou negativamente suas perspectivas quanto ao futuro. Sob essa perspectiva, considera-se necessário incrementar o comprometimento com ações voltadas tanto à prevenção quanto à mitigação dos efeitos de eventos ambientais catastróficos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Valéria Koch Barbosa, Elias Tiago Ferreira da Rosa, Rogers Alexander Boff

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.