A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES EM PORTUGAL-ESTUDO DE CASO DE UM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3792Palabras clave:
Teoría de la automotivación, motivación, autodeterminación, profesores, Escala MWMSResumen
No campo da educação, nos últimos anos, tem-se dado grande importância ao tema da motivação no contexto educativo, nomeadamente, a motivação dos professores, consequência da profissão docente ser constantemente alvo de inúmeros fatores de mudança que, inevitavelmente, poderão estar a contribuir para um decréscimo da motivação desta classe, da identificação com a profissão docente e do comprometimento perante as suas escolas e um aumento da insatisfação generalizada no trabalho (Day, 1999; Estrela, 2001). A literatura atual realça a Teoria da autodeterminação (self-determination theory - SDT) (Ryan; Deci, 2020), que revela grande importância na compreensão do processo motivacional e pressupõe três motivações básicas, as quais tornam os indivíduos mais autodeterminados e automotivados, elevando assim o seu crescimento psicológico. O presente estudo teve como principal objetivo o estudo das qualidades psicométricas da escala de motivação MWMS aplicada a 100 professores de um agrupamento de escolas em Portugal, na região sul do país e verificar se o mesmo determina alguma correlação entre os domínios em estudo. A análise fatorial indicou uma escala de 19 itens com estrutura de fatores semelhante à obtida nos estudos originais. A dimensão com melhor consistência interna é a regulação identificada e a regulação introjetada é a mais baixa. Os resultados mostram ainda que as qualidades psicométricas pouco ou nada se correlacionam com as dimensões motivacionais dos respondentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria de Lurdes Gomes Neves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.