PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM

Autores/as

  • Laura Schemes Prodanov
  • Sandra Portella Montardo
  • Uilton de Oliveira Dutra

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3584

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar os negócios de moda caracterizados como empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, presentes no Instagram. Parte-se da compreensão de que as plataformas digitais atuam como mediadoras das atividades que se dão por meio delas, ao imprimir suas lógicas de funcionamento nas práticas que nela se realizam. Pra isso, foi realizado um levantamento dos perfis dentro do Instagram de empreendimentos femininos, utilizando a plataforma de busca do Google, para, depois, ser feita a análise de cada um deles a fim de verificar pontos como: onde o negócio ficava localizado, se possuia realmente uma mulher por trás do empreendimento, o que o negócio vendia, quantas postagens e seguidores as contas possuem, entre outros. Conclui-se que a maioria desses perfis comercializa produtos, direcionando-os para mulheres e que utiliza o Instagram para a promoção desses produtos, muitas vezes, a partir da imagem pessoal das empreendedoras, e não para a sua venda na própria plataforma. 

Biografía del autor/a

Laura Schemes Prodanov

Mestra em Indústria Criativa e bacharel em Moda, pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais. E-mail: lauraprodanov@gmail.com

Sandra Portella Montardo

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil) no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. E-mail: sandramontardo@feevale.br

Uilton de Oliveira Dutra

Pós-graduado em Inteligência Artificial e Machine Learning pela Universidade Anhanguera (São Leopoldo/Brasil). Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais. E-mail: uilton@uilton.com

Publicado

2024-01-03

Cómo citar

Prodanov, L. S. ., Montardo, S. P., & Dutra, U. de O. (2024). PERFIS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE MODA NO RS NO INSTAGRAM. Revista Prâksis, 1, 61–76. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3584