POTENCIAR A FRUIÇÃO CULTURAL DE PESSOAS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAIS: PRÁTICAS E RECURSOS FORMATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3480Palabras clave:
Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, inclusão social, fruição cultural, instituições de apoioResumen
O estudo, de carater Qualitativo, analisa dinâmicas e recursos usados por espaços culturais junto de adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, a partir das práticas atualmente recomendadas e tendo em conta a perspetiva das próprias pessoas com esta condição. Inclui a observação de visitas virtuais ao Museu Nacional de Machado de Castro e ao Convento São Francisco e entrevistas semiestruturadas a dezoito participantes que frequentam três Centros de Atividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (Portugal). Os resultados indicam que as pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais usufruem destas experiências quando são aplicadas respostas que atendam aos seus perfis, destacando-se a importância de um trabalho de parceria entre os espaços culturais e as instituições de apoio, na procura de soluções conjuntas que permitam uma fruição plena por parte destas pessoas. Esta colaboração deve ter início numa fase prévia à realização das visitas, para partilha de informação sobre os objetos culturais e os perfis dos visitantes e criação de soluções que permitam às pessoas com deficiência uma fruição de qualidade, em igualdade de oportunidades com a população em geral.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Catarina Santos, Catarina Mangas, Jenny Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.