DO GOVERNAMENTO VIA DESEJOS AO GOVERNAMENTO VIA VALORES: A CAPILARIZAÇÃO DO DISPOSITIVO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores/as

  • Carlos Eduardo Barzotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2982

Palabras clave:

Dispositivo da Sexualidade, Dispositivo dos Direitos Humanos, Cultura Escolar

Resumen

Historicamente a cultura escolar se organizou em torno do governo dos desejos de crianças e jovens, sobretudo no campo do gênero e da sexualidade. Com a Constituição Federal de 1988, tal cultura escolar tornou-se mais permeável ao discurso dos direitos humanos, que se concretizou em políticas públicas que tratavam questões em gênero e sexualidade na linguagem dos direitos e garantias, possibilitando a abordagem de tais temas nas grades curriculares. Neste artigo, debatemos a existência do dispositivo dos direitos humanos e analisamos teoricamente as mudanças ocorridas em políticas educacionais nas últimas décadas em relação a ele. Argumentamos que o dispositivo dos direitos humanos se torna capilar a partir delas, (re)desenhando expectativas e cobranças sobre os diferentes corpos na cultura escolar, em tensão com o dispositivo da sexualidade e dos desejos. Propomos, enfim, que tal dispositivo emerge e coexiste com o dispositivo da sexualidade, teorizado por Michel Foucault, e provoca mudanças nos governamentos dos corpos em espaços educativos.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Barzotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor de Educação Básica II (Prefeitura de Canoas/Brasil). E-mail: cebarzotto@gmail.com

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: fernandoseffner@gmail.com

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Publicado

2022-07-25

Cómo citar

Barzotto, C. E., & Seffner, F. (2022). DO GOVERNAMENTO VIA DESEJOS AO GOVERNAMENTO VIA VALORES: A CAPILARIZAÇÃO DO DISPOSITIVO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Prâksis, 2, 135–159. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2982

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Artigos Livres