DO GOVERNAMENTO VIA DESEJOS AO GOVERNAMENTO VIA VALORES: A CAPILARIZAÇÃO DO DISPOSITIVO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Carlos Eduardo Barzotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2982

Palavras-chave:

Dispositivo da Sexualidade, Dispositivo dos Direitos Humanos, Cultura Escolar

Resumo

Historicamente a cultura escolar se organizou em torno do governo dos desejos de crianças e jovens, sobretudo no campo do gênero e da sexualidade. Com a Constituição Federal de 1988, tal cultura escolar tornou-se mais permeável ao discurso dos direitos humanos, que se concretizou em políticas públicas que tratavam questões em gênero e sexualidade na linguagem dos direitos e garantias, possibilitando a abordagem de tais temas nas grades curriculares. Neste artigo, debatemos a existência do dispositivo dos direitos humanos e analisamos teoricamente as mudanças ocorridas em políticas educacionais nas últimas décadas em relação a ele. Argumentamos que o dispositivo dos direitos humanos se torna capilar a partir delas, (re)desenhando expectativas e cobranças sobre os diferentes corpos na cultura escolar, em tensão com o dispositivo da sexualidade e dos desejos. Propomos, enfim, que tal dispositivo emerge e coexiste com o dispositivo da sexualidade, teorizado por Michel Foucault, e provoca mudanças nos governamentos dos corpos em espaços educativos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Barzotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor de Educação Básica II (Prefeitura de Canoas/Brasil). E-mail: cebarzotto@gmail.com

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: fernandoseffner@gmail.com

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Barzotto, C. E., & Seffner, F. (2022). DO GOVERNAMENTO VIA DESEJOS AO GOVERNAMENTO VIA VALORES: A CAPILARIZAÇÃO DO DISPOSITIVO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Prâksis, 2, 135–159. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2982

Edição

Seção

Artigos Livres