O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO

Autores/as

  • Yessy Villavicencio Simón Universidade Federal do Tocantins
  • Ivan Gabriel Grajales Melian Universidad de Oriente

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2511

Resumen

As constantes pesquisas académico-científicas no campo da didática da escrita que abordam a complexidade desta habilidade produtiva, mostram a necessidade de procurar mudanças significativas nas práticas do ensino da escrita, como um desafio para os profissionais da educação escolar e, em particular, no contexto universitário. Em vista disso, a publicação aqui resenhada, trata-se do livro digital intitulado O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação (2019, 264 páginas), da professora e pesquisadora Silvana Silva, colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e coordenadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016); docente adjunta e orientadora em nível de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Análises Textuais, Enunciativas e Discursivas da área de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Biografía del autor/a

Yessy Villavicencio Simón, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade de Oriente (Santiago de Cuba/Cuba). Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (Araguaína/Brasil). E-mail: villavicencioys69@gmail.com

Ivan Gabriel Grajales Melian, Universidad de Oriente

Doutor em Ciências Literárias pela Universidade de Oriente (Santiago de Cuba/Cuba). E-mail: melian.ivan77@gmail.com

Citas

MENDES PEREIRA, R. C. (Org.). Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. 262 p. Disponível em: https://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/223/72/860-1. Acesso em: 8 jan. 2021.

SILVA, S. O ensino da escrita na universidade. Um estudo sob as perspectivas linguística e antropológica da enunciação. Porto Alegre, RS: Editora FI, 2019. 264 p. Disponível em: https://www.editorafi.org/535silvana. Acesso em: 10 out. 2020.

SILVA, S. O homem na língua: uma visão antropológica da enunciação para o ensino da escrita. 2013. 222 f. Dissertação (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/90168/000911653pdf?sequence=1. Acesso em: 13 jan. 2021.

SILVA, S. Resenha do livro “Introdução à lingüística da enunciação”, de Flores e Teixeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 4, n. 6, março de 2006. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/resenhas/revel_6_introducao_a_linguistica_da_enunciacao.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Villavicencio Simón, Y., & Grajales Melian, I. G. (2021). O ENSINO DA ESCRITA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS LINGUÍSTICA E ANTROPOLÓGICA DA ENUNCIAÇÃO. Revista Prâksis, 1, 256–261. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2511