GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Dênis Fernando Barcelos Ângelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Franciele Teixeira Berto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Iris Celeste Silva Santos Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • André Luiz dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2441

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, PIBID

Resumen

Este artigo apresenta e discute os “pontos de tensão” desencadeados pelos processos pedagógicos do projeto “Precisamos falar sobre gênero e Sexualidade”, desenvolvido por acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Metodologicamente, o material empírico foi produzido a partir de observações participantes que foram registradas em diário de campo. Além disso, documentos pedagógicos (Projeto e Planos de Aula), que subsidiaram a execução do projeto, também foram utilizados. O conjunto dos dados produzidos foi tratado a partir dos procedimentos da “Análise de Conteúdo” propostos por Bardin (2009). Do processo analítico empreendido, foi possível identificar duas categorias, as quais: “A ‘caixa de gênero’ e a necessidade de se refinar as propostas pedagógicas” e “Sobre resistências e a tentativa de manutenção do status quo”. Assim, foi possível perceber que as propostas pedagógicas nem sempre estiveram adequadas às demandas dos alunos e às suas vivências no campo de gênero e sexualidade. Por outro lado, o conjunto das aulas permitiu aos alunos e alunas perceberem de outros modos concepções de gênero naturalizadas e pouco problematizadas por eles/as. Além disso, a organização de grupos de meninos que passaram a resistir às propostas pedagógicas também se fez notar, o que demandou ajuste nos procedimentos pedagógicos, bem como maior apropriação dos conceitos que sustentavam a prática. Por fim, pode-se dizer que o projeto foi de extrema importância para a experiência dos acadêmicos/bolsistas Pibidianos, bem como para a comunidade escolar, que em alguma medida se mobilizou em torno da proposta.

Biografía del autor/a

Dênis Fernando Barcelos Ângelo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: denis.angelo81@yahoo.com.br

Franciele Teixeira Berto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: francielletb2006@hotmail.com

Iris Celeste Silva Santos, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Especialista em Biologia Celular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: irisceleste.bio@gmail.com

André Luiz dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor Adjunto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: andrels@feevale.br

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Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Ângelo, D. F. B., Berto, F. T., Santos, I. C. S., & Silva, A. L. dos S. (2021). GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID – INTERDISCIPLINAR. Revista Prâksis, 1, 39–54. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2441