A ESCRITA DA HISTÓRIA E DA FICÇÃO: UMA ANÁLISE DO ROMANCE ANATOMIA DOS MÁRTIRES, DE JOÃO TORDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2394

Resumo

O presente artigo discorre inicialmente sobre as considerações realizadas por Paul Ricoeur em sua obra Tempo e narrativa em torno das características dos discursos da história e da literatura. De acordo com Ricoeur, história e ficção partilham de recursos narrativos similares; ao mesmo tempo, preservam diferenças. Ainda que não recuse o caráter tropológico da narrativa histórica, o filósofo observa que a historiografia é pressionada pelo evento e pela prova documental que exercem uma coerção ética, atribuindo compromissos ao trabalho do historiador. Também o escritor possui responsabilidades ao representar, através da sua obra, os fatos passados. Frente à liberdade da criação literária, a coerção que aprisiona o escritor é o estabelecimento da verossimilhança, categoria ética tão forte quanto à dívida do historiador na restituição da consciência histórica. Para dimensionar as reflexões de Paul Ricoeur, o artigo recorre ao romance Anatomia dos mártires, de João Tordo, observando as preocupações da narrativa com as práticas historiográficas, ilustrando-as a partir das ações da personagem central que procura resgatar um importante episódio na vida nacional portuguesa durante o período salazarista.
Palavras-chave: Paul Ricoeur. História, Ficção. Romance Português. João Tordo.

ABSTRACT
This study initially discusses the considerations made by Paul Ricoeur on the characteristics of history and literature discourses, based on the reading of the three volumes of Time and narrative. According to Ricoeur, history and fiction share similar narrative resources, but at the same time they preserve differences. Although the tropological character of the historical narrative is not rejected, the philosopher observes that historiography is held down by the event and by documentary evidence, which exert ethical coercion, attributing commitments to the historian’s craft. Writers also bring responsibilities when representing past facts in fiction. Faced with the freedom of literary creation, the coercion that imprisons a writer is the establishment of verisimilitude, an ethical category as strong as the debt of historians in restoring historical consciousness. In order to measure the reflections of Paul Ricoeur, this study draws on the novel The anatomy of martyrs, by João Tordo, observing the concerns of such narrative with historiographical practice. This is illustrated from the action of the main character, who seeks to revisit an important episode in Portuguese national life during the Salazar period.
Keywords: Paul Ricoeur. History, Fiction. Portuguese Novel. João Tordo.

Biografia do Autor

José Luis Fornos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui mestrado em Letras - concentração em Teoria da Literatura, com ênfase em Literatura Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor-associado da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando no programa de pós-graduação em Letras, área de concentração História da Literatura. Tem experiência na área de Letras, com linha de pesquisa em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, investigando teorias que abordam as relações entre literatura, cultura e sociedade.

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

Fornos, J. L. (2021). A ESCRITA DA HISTÓRIA E DA FICÇÃO: UMA ANÁLISE DO ROMANCE ANATOMIA DOS MÁRTIRES, DE JOÃO TORDO. Revista Prâksis, 1, 118–136. https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2394

Edição

Seção

Dossiê