A PROBLEMATIZAÇÃO DA IMAGEM MASCULINA DA FAMÍLIA BURGUESA EM “OS FIOS DAS MISSANGAS”
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2353Resumen
A literatura pode contribuir tanto para ampliar a noção social quanto para atender as necessidades simbólicas das pessoas. Sob esse viés, o livro de contos “Os fios das missangas”, do moçambicano Mia Couto, surge como o terreno no qual as reflexões sobre família e sexualidade germinam. O termo família, do latim famulus, designa o servidor, o criado. Do mundo antigo centrado no pater onde faziam parte esposa, filhos, patrimônios, animais e servidores, à família burguesa composta por marido, esposa e filhos, este núcleo social sempre vinculou deveres, funções e interditos. Cada membro tem além de um “papel social”, também uma determinada “imagem” de pai, de mãe ou de filho, que corresponde a uma expectativa de comportamento emocional e sexual. Neste sentido, o presente artigo problematiza a imagem tradicional do pai, do filho e do amante a partir dos contos “As três irmãs”, “O fio e as missangas” e “Peixe para Eulália” e apresenta novas formas de simbolizar o desejo e o sentimento amoroso.
Palavras-chave: Mia Couto. Fio das Missangas. Família. Desejo.
ABSTRACT
Literature can contribute both to broaden the social notion, as well as, to meet people symbolic needs. The book of short stories, “Os fios da missanga”, by the Mozambican Mia Couto emerges as the ground in which reflections on family and sexuality germinate. The latin term famulus designates the server, the servant. From the ancient world centered on the pater formed by the wife, children, assets, animals and servants to the bourgeois family composed by husband, wife and children, this social nucleus has Always been associated to duties, functions and interdicts. Each member has not only a “social role”, but also a certain father, mother or child ‘image’; which corresponds to an expectation of emotional and sexual behavior. In this sense, the present article from the short stories “As três irmãs”, “O fio e as missangas” e “Peixe para Eulália”, problematizes the traditional image of the father, of the son and of the lover, presenting new ways of symbolizing the desire and the loving feeling.
Keywords: Mia Couto. Fio das Missangas. Family. Desire.
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