ENTRAVES NA CLÍNICA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE SINTOMAS DE ANSIEDADE SOCIAL

Autores/as

  • Sara Kleinschmitt Universidade Feevale
  • Marcus Levi Lopes Barbosa Universidade Feevale
  • Morgana Seibert Universidade Feevale
  • Camila Andressa de Souza Universidade Feevale
  • Meisy Reichert Maciel Universidade Feevale
  • Daiane Fragoso Universidade Feevale
  • Jéssica Luciane da Silva Bettio Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2340

Palabras clave:

Ansiedade, Intervenção, Manejo, Psicoterapia infantil

Resumen

O tema deste estudo é o manejo dos sintomas de ansiedade social vivenciados por crianças em psicoterapia individual, que se demonstraram como entraves para o andamento do tratamento. O objetivo deste trabalho consiste em descrever as estratégias utilizadas em cinco atendimentos de psicoterapia breve focal, com base na abordagem cognitivo-comportamental, com crianças de 8 a 13 anos que apresentaram os sintomas durante as sessões em um serviço-escola da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A metodologia utilizada foi o delineamento qualitativo descritivo e os cuidados éticos foram devidamente respeitados. Como resultados desse estudo serão apresentadas alternativas de intervenção utilizadas para o manejo clínico destes pacientes. Houve semelhanças e diferenças entre as técnicas utilizadas. E algumas delas foram: postura terapêutica de valorização das preferências do paciente e utilização de tais interesses no processo psicoterápico, orientação de pais com foco em gerar um ambiente seguro que favorecesse a expressão do paciente, utilização de atividades lúdicas como estratégias de mudança do foco para facilitação do diálogo e para psicoeducação das emoções e a autorrevelação. Nos casos estudados, os sintomas de ansiedade social se manifestaram no ambiente terapêutico dificultando a interação com o paciente e o avanço da psicoterapia. Estratégias como estas demonstraram-se funcionais e efetivas, quando adaptadas individualmente, de modo que favoreceram o avanço do processo psicoterápico. No entanto, destaca-se que a sensibilidade dos terapeutas foi fundamental para perceber a necessidade de cada paciente e flexibilizar o uso das técnicas.

Biografía del autor/a

Sara Kleinschmitt, Universidade Feevale

Bacharel em Psicologia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Mestranda de Psicologia na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: sarak@feevale.br

Marcus Levi Lopes Barbosa, Universidade Feevale

Doutor em Ciências do Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Coordenador do Mestrado Acadêmico de Psicologia na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: marcusl@feevale.br

Morgana Seibert, Universidade Feevale

Bacharel em Psicologia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil).

E-mail: morgana.seibert@gmail.com

Camila Andressa de Souza, Universidade Feevale

Bacharel em Psicologia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: camilasouza.de@gmail.com

Meisy Reichert Maciel, Universidade Feevale

Bacharel em Psicologia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: meisy_m@hotmail.com

Daiane Fragoso, Universidade Feevale

Bacharel em Psicologia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: daiane.fragoso@hotmail.com

Jéssica Luciane da Silva Bettio, Universidade Feevale

Bacharel em Psicologia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: jessica.luciane@gmail.com

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Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Kleinschmitt, S., Barbosa, M. L. L., Seibert, M., de Souza, C. A., Maciel, M. R., Fragoso, D., & Bettio, J. L. da S. (2021). ENTRAVES NA CLÍNICA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE SINTOMAS DE ANSIEDADE SOCIAL. Revista Prâksis, 1, 79–94. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2340