O ENSINO EM BOTÂNICA NA ÓPTICA DE BIÓLOGOS LICENCIADOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Bianca Kussler de Oliveira Universidade Feevale
  • Suelen Bomfim Nobre Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2266

Palavras-chave:

Ensino, Estratégias, Botânica

Resumo

Atualmente, o ensino de Botânica ainda encontra obstáculos no processo educativo em Biologia. Estudos evidenciam que, muitas vezes, o Ensino Superior não proporciona vivências que possibilitem a experienciação de estratégias para a construção do conhecimento botânico. Neste cenário, o objetivo deste estudo foi analisar as intervenções pedagógicas que envolvem o conhecimento botânico na Educação Básica, a partir da percepção de docentes de Ciências/Biologia, identificando como se desenvolvem os processos de ensino e aprendizagem nesta área do conhecimento. Para atingir este objetivo, optou-se, nesta pesquisa, pelo método qualitativo – exploratório. Foi realizada uma entrevista com oito docentes da Educação Básica no município de Sapiranga/RS, no período de julho a outubro de 2019. A avaliação dos dados consolidou-se através da análise de conteúdo e uso do software Iramuteq. Os resultados obtidos corroboram com a literatura especializada no que se refere à falta de preparo didático para abordar as temáticas botânicas. Além disso, as entrevistadas sinalizam dificuldades em tematizar os conceitos relacionados à fisiologia vegetal, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), vegetais transgênicos, vegetais híbridos e fitohormônios. Entre as estratégias de ensino adotadas estão: o uso de imagens, vídeos e aulas práticas experimentais. Constatou-se que é preciso que a Botânica seja apresentada de forma contextualizada, em todos os níveis de ensino, para que os discentes consigam perceber a importância dos vegetais e que eles se fazem presentes de forma integral em nossas vidas.

Biografia do Autor

Bianca Kussler de Oliveira, Universidade Feevale

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Rio Grande do Sul/Brasil). Professora na rede estadual ensino do Rio Grande do Sul (Sapiranga/Brasil). E-mail: biancakussler@gmail.com

Suelen Bomfim Nobre, Universidade Feevale

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Canoas/Brasil). Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: suelennobre@feevale.br

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Oliveira, B. K. de, & Nobre, S. B. (2022). O ENSINO EM BOTÂNICA NA ÓPTICA DE BIÓLOGOS LICENCIADOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Prâksis, 2, 112–134. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2266

Edição

Seção

Artigos Livres