O DUALISMO ENTRE CONCEITO E IMAGEM NA ESTÉTICA DE ALEXANDER GOTTLIEB BAUMGARTEN

Authors

  • Edgar Roberto Kirchof Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.721

Abstract

O presente artigo aborda o dualismo entre a imagem e o conceito a partir das reflexões realizadas pelo fundador da disciplina estética, no século XVIII, Alexander Gottlieb Baumgarten. Na tradição filosófica anterior a Baumgarten, a ideia abstrata é concebida predominantemente como lógica, conceitual, nítida, espiritual; as imagens bem como a linguagem da arte, por sua vez, são frequentemente definidas como ilógicas, imaginativas/figurativas, confusas e sensíveis. Em sua obra Aesthetica, Baumgarten passa a postular que o conhecimento estético é análogo ao conhecimento conceitual. Entretanto, para que as representações imagéticas sejam capazes de produzir um conhecimento que ultrapasse a mera confusão, as paixões e o erro, devem ser reguladas pelas regras postuladas pelo próprio Baumgarten a partir da recém-fundada Disciplina Aesthetica.

Palavras-chave: Estética. Conceito e Imagem. Representação. Alexander Gottlieb Baumgarten.

Published

2012-01-01

How to Cite

Kirchof, E. R. (2012). O DUALISMO ENTRE CONCEITO E IMAGEM NA ESTÉTICA DE ALEXANDER GOTTLIEB BAUMGARTEN. Revista Prâksis, 1, 27–32. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.721