PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DE UMA FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.720Abstract
Falar sobre “Formação de Professores” implica, ainda e mais uma vez, percorrer vários caminhos. Embora essa temática já venha sendo estudada enfaticamente nas últimas décadas, esse é o desafio a que me propus, neste trabalho, trilhando e sonhando um futuro mais qualificado para essa “Formação”. Ao ingressar no Mestrado em Educação, um duplo questionamento me acompanhava. Por um lado, a necessidade de entender o porquê da insatisfação e desmotivação docente com sua profissão e, por outro, o porquê do grande número de professores que ainda procurava o magistério como carreira docente. Essas duas questões me permitiram, através do diálogo com diferentes teóricos, circunscrever com mais clareza o meu objeto de estudo.
Pretendi, com este trabalho investigativo, responder ao seguinte questionamento:
Quais as influências da carreira e dos saberes de formação e de experiência na decisão de permanecer
qualificadamente professor de Língua Portuguesa?
Para tanto, procurei olhar o que está acontecendo com essa formação nos espaços da academia (universidade) e da atuação escolar. Examinei essa questão à luz da minha trajetória como aluna do Curso de Letras Português/Literatura e como professora de Português no Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, no Rio Grande do Sul.
Entre os objetivos desta investigação, destaco:
• Analisar e compreender como se vêm constituindo a carreira e a formação docente dos profissionais de Letras formados por uma instituição privada de ensino superior.
• Problematizar a formação docente contrapondo os espaços de formação (academia / escola).
• Apontar perspectivas para a formação de docentes da área de Letras / Língua Portuguesa e Literatura.
Justifico o interesse desta investigação em privilegiar como campo de estudo uma instituição privada de ensino superior e, de forma especial, a Licenciatura de Letras por ser egressa desse Curso e por acreditar que, ouvindo profissionais formados pela instituição, pude compreender melhor esse espaço de formação e contribuir cada vez mais com sua qualificação.
Meu objeto de estudo, conforme já anunciado, é a formação de professores e procuro analisá-la de uma forma compreensiva. Para tanto, utilizo o enfoque metodológico qualitativo, inspirado no paradigma fenomenológico / interpretativo, por acreditar que ele serve para desvelar esse objeto com propriedade: “Compreender é tomar o objeto a ser investigado na sua intenção total, é ver o modo peculiar específico, do objeto existir” (Machado, 1997, p. 36).
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