OCUPANDO ESPAÇOS: GESTOS, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E COLETIVIDADES ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.719Abstract
Este estudo analisa o modo como os estudantes da PUC-MG ocupam o espaço da universidade e das imediações, procurando compreender melhor os processos de subjetivação e os modos de vida coletivos aí encetados, no sentido de identificar possibilidades de afirmação do presente (e de uma dimensão política deste), através das corporeidades, e dos espaços públicos. Utilizou-se pesquisa bibliográfica centrada em teóricos da filosofia da diferença e da filosofia das imagens, e trabalho de campo baseado na metodologia de pesquisa-intervenção. Realizou-se registro dos itinerários e das permanências dos estudantes nos espaços da universidade, através da produção de imagens (fotos e filmagens) e de intervenções nas ocupações do campus (mapas para serem inscritos e o grupo Espaço Pensamento Ação). Conclui-se que, num espaço que se apresenta geralmente marcado, os ocupantes querem se inscrever, compondo efêmeros coletivos. Percebese, assim, a necessidade de esses corpos se inscreverem e criarem, de alguma maneira, seus próprios espaços.
Palavras-Chave: Processos de subjetivação. Coletividades. Imagens. Gestos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.