A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO

Autores

  • Ananda Ramos-Pereira PUCRS
  • Vanessa Henrich
  • Letícia Pacheco Ribas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.715

Resumo

As crianças desenvolvem a linguagem nos anos inicias de vida através do processamento fonológico. Tal processamento, para ser considerado normal, deve estar concluído até aproximadamente os cinco anos de idade. Muitas vezes, durante a aquisição fonológica, percebem-se estratégias de reparo que facilitam a produção do alvo na impossibilidade de sua realização. É a partir de estudos na área da Linguística e da Fonologia Clínica que os fenômenos que ocorrem na aquisição fonológica típica e atípica podem ser explicados, permitindo um melhor entendimento sobre o que ocorre com a linguagem. Além disso, o estudo contribui para que as ações desenvolvidas nas terapias fonoaudiológicas sejam balizadas pelos achados de pesquisa e utilizadas de modo mais profícuo com as crianças que apresentam alterações de natureza fonológica. Nesse sentido, este estudo visa à elucidação de fatos relacionados à aquisição do onset complexo e o uso da estratégia de reparo chamada ‘epêntese’. Com o objetivo de auxiliar no entendimento sobre o uso dessa estratégia de reparo, este trabalho demonstrou que, na aquisição fonológica típica, é possível verificar uma maior ocorrência de epêntese, se comparado a crianças que apresentam desvio fonológico evolutivo e o que parece influenciar tal ocorrência é a pergunta a que se pretende responder.

Palavras-chave: Aquisição Fonológica. Onset Complexo. Epêntese. Desvio Fonológico.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Ramos-Pereira, A., Henrich, V., & Ribas, L. P. (2011). A REALIZAÇÃO DA EPÊNTESE EM CRIANÇAS COM E SEM O DESVIO FONOLÓGICO EVOLUTIVO. Revista Prâksis, 1, 81–88. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.715