MEMÓRIAS: PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS

Authors

  • Patrícia Fernandes Lazzaron Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Lúcia Fernandes Lazzaron Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.711

Abstract

Memória é não raro associada à faculdade de reter informações. Buscando contrapor concepções reducionistas de memória, o projeto Porto Alegre e nossas memórias: produzindo e socializando conhecimentos foi desenvolvido em uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com o suporte de conceitos teóricos, que permeiam a relação entre memória e aprendizagem e que ressaltam a relevância da leitura e da escrita, relatamos pontos altos do projeto e alguns dos resultados obtidos. Considerando a memória como produtora e socializadora de conhecimentos e tendo nossa cidade como fonte inspiradora, foram realizadas atividades que resultaram em aprendizagens significativas e que deslocaram o sentimento de incapacidade, resultante da associação estrita da memória à capacidade de decorar, para o de realização, de (re)criação.

Palavras-chave: Memória. Aprendizagem. Leitura. Escrita.

Published

2011-01-01

How to Cite

Lazzaron, P. F., & Lazzaron, V. L. F. (2011). MEMÓRIAS: PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS. Revista Prâksis, 1, 49–58. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.711