O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA

Authors

  • Márcia Blanco Cardoso Universidade Feevale
  • Inês Caroline Reichert Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.688

Abstract

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca dos currículos, dos saberes e das práticas docentes, a partir de uma temática pouco explorada nas escolas: a história e a cultura dos povos indígenas. Em 2008, com a aprovação da lei 11.645, que tornou esse tema obrigatório no ensino brasileiro, a discussão vai ganhando espaço, lentamente, principalmente no que diz respeito à formação docente para implantação dessa mudança curricular. Dessa forma, apresentamos as problematizações que vêm sendo feitas a respeito da temática indígena na sala de aula, além de algumas propostas de trabalho, acreditando que essa temática deve ser muito mais do que o acréscimo de uma data comemorativa ou um novo capítulo nos livros didáticos de História, mas, sim, uma possibilidade de pensarmos numa escola pluriétnica e mais democrática.

Palavras-chave: Currículo. Temática Indígena. Formação de Professores. Legislação.

Published

2010-01-01

How to Cite

Cardoso, M. B., & Reichert, I. C. (2010). O CURRÍCULO ESCOLAR REVISITADO: A COLETIVIDADE INDÍGENA PARA PENSAR UMA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA. Revista Prâksis, 1, 73–78. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.688