INSERSÃO LABORAL, TRABALHO, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E ARTICULAÇÃO

Autores

  • Aldo David Meneguetti Universidade Feevale
  • Ana Claudia Braun Universidade Feevale
  • Cynthia Schwarcz Berlim Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.655

Resumo

Objetivamos, neste artigo, apresentar o relato de experiência oriundo da elaboração de “Oficinas de Psicologia”, inseridas em um projeto de profissionalização para jovens com faixa etária entre 15 e 21 anos, provenientes de escolas públicas do município de Novo Hamburgo - RS. As ações desenvolvidas através da prática de estágio profissionalizante, exigida para a conclusão do Bacharelado em Psicologia, tiveram como intuito potencializar a inserção social dos jovens pela via do trabalho, fazendo uma interface entre estas duas facetas subjacentes da sociedade em que nos encontramos. Contribuímos para o desenvolvimento de habilidades sociais e desmistificação de conceitos culturais equivocados, trazidos acerca do âmbito laboral, assim como houve potencialização do repertório de atitudes assertivas a serem tomadas diante da vivência em busca de emprego. As “Oficinas de Psicologia” contribuíram, desta forma, no incremento da saúde e do bem-estar desses jovens em sua inserção no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Programa de Inserção Laboral. Mercado de Trabalho. Inserção Social. Juventude.

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Publicado

2008-08-01

Como Citar

Meneguetti, A. D., Braun, A. C., & Berlim, C. S. (2008). INSERSÃO LABORAL, TRABALHO, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E ARTICULAÇÃO. Revista Prâksis, 2, 79–84. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.655

Edição

Seção

Artigos Livres