REGIONALIDADE E LITERATURA: O AUTOR SUL-RIO-GRANDENSE NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.639Abstract
O artigo é parte integrante da dissertação de Mestrado que analisa a presença ou não dos escritores do Rio Grande do Sul no ensino de literatura de duas escolas da cidade de Gramado e de duas da cidade de Canela. Pensou-se o estudo da literatura e a sua relação com a educação considerando-se que as duas áreas estão inseridas no contexto social. Propõe-se, assim, a reflexão sobre a inserção do homem no meio em que vive sob o ponto de vista da concepção teórica sóciointeracionista, que defende um modo inovador de entender a educação. De acordo com essa teoria, a aprendizagem é um processo contínuo e progressivo, que depende das relações entre os indivíduos e a sociedade. Acredita-se que a literatura sul-riograndense dispõe de instrumentos capazes de possibilitar o crescimento intelectual do aluno nos aspectos que dependem do domínio dos meios sociais de pensamento, sempre que conhecimento adquirido tenha como ponto de partida instrumentos lingüísticos e experiências socioculturais próximas de sua realidade.
Palavras-chave: Literatura. Leitura. Regionalidade. Sociedade. Ensino-aprendizagem.
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