UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE HABERMAS: TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.598Abstract
Este ensaio realiza uma breve apresentação de algumas das principais idéias de Jürgen Habermas, com o propósito formativo de auxiliar os que pretendem adentrar o universo conceituai habermasiano. Após uma introdução, em que é apresentado o sentido da teoria de Habermas, o ensaio está subdividido em mais quatro seções. A primeira introduz alguns conceitos básicos e pressupostos teóricos do autor. Na segunda e terceira seções, apresentam-se a revisão feita por Habermas da teoria weberiana da modernidade e sua crítica ao pensamento de Marx. Na última seção são expostas as tarefas que Habermas propõe para uma teoria da sociedade moderna.
Palavras-chave: Teoria da Ação Comunicativa. Jürgen Habermas. Modernidade. Teoria da História. Teoria Crítica. Escola de Frankfurt.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.