EDUCADORAS LEIGAS DE CRECHES COMUNITÁRIAS - DA AÇÃO À QUALIFICAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.570Abstract
O presente artigo “Educadoras Leigas de Creches Comunitárias - Da Ação à Qualificação Docente” é parte da pesquisa intitulada Processo de Formação Docente das Educadoras Leigas de Creches Comunitárias e tem como objetivo analisar como ocorre a construção identitária de professora pelas educadoras leigas atuantes em creches comunitárias conveniadas com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, matriculadas no curso de ensino médio Normal. Este estudo se valeu, predominantemente, da abordagem qualitativa, pautou-se em estudo de caso, tendo sido utilizados instrumentos metodológicos, como questionário, entrevistas semi-estruturadas, observação de campo e análise documental para compor o corpus da pesquisa. Buscou-se identificar, a partir da fala das alunas, protagonistas desse processo, bem como de seus interlocutores, professores do curso e coordenadoras pedagógicas das creches comunitárias onde trabalham, como acontece a passagem de educadora leiga à professora e se essas imprimem ressignificações na prática pedagógica cotidiana com crianças na creche.
Palavras-chave: Formação de educadoras leigas Educação Infantil - Curso Normal - habilitação Educação Infantil - Formação de professores.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.