REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DE ALUNOS AFRO-BRASILEIROS NAS ESCOLAS LUTERANAS NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.567Abstract
O artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma análise sobre a presença de alunos negros nas Escolas Luteranas, em particular na Escola Luterana no Rio Grande do Sul. A análise foi realizada em duas escolas da Rede Sinodal, Escola A e Escola B, ambas situadas no Vale do Rio dos Sinos/RS. Analisei o número de alunos negros e afro-descendentes, que estudam e estudaram nas escolas A e B, a partir da década de 1940, e as relações que se estabeleceram nessas mesmas escolas a partir da inserção de alunos negros, com destaque para a trajetória educacional e a construção identitária em cada um desses dois grupos étnicos.
Palavras-Chave: Identidade, educação, negritude, práxis, etnia, confessionalidade.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.