“UM MONTE NEGRO DE CINZAS”: MEMÓRIA AMBIENTAL DO INCÊNDIO DE 1988 NO MORRO SÃO JOÃO (MONTENEGRO, RS, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.4241Abstract
As manifestações climáticas e os desastres socioambientais tonaram-se questões recorrentes nas pautas de discussão das sociedades contemporâneas. Nesse contexto, o presente artigo pretende analisar o incêndio ocorrido em 1988 no Morro São João de Montenegro, cidade situada no estado do Rio Grande do Sul, pelo viés da história e da memória ambiental. A partir da abordagem Qualitativa, os procedimentos metodológicos adotados envolveram a Pesquisa de Campo, apoiada na noção de experiência etnográfica, enquanto, em termos bibliográficos e documentais, a História Oral e a mídia local constituíram a base empírica das informações apresentadas. A investigação realizada permite inferir que o incêndio ocorrido no ano de 1988 mudou a paisagem local, mas, principalmente, a maneira da população perceber o maciço rochoso e a sua ocupação. Conclui-se que o fato consolidou ações políticas e culturais preservacionistas na comunidade, as quais reverberam nas formas atuais de percepção sobre o meio ambiente e a sua preservação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Thais Gaia Schüler, Magna Lima Magalhães, Orquídea Moreira Ribeiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.