A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS

Autores

  • Carlos Marcelo Cavalheiro Félix Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Schefer Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2936

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Escolas Públicas, Leis Federais

Resumo

Este artigo enseja reflexões para a prática da gestão democrática nas escolas públicas. Constitui-se um estudo documental que implica, mediante o tempo, a compreensão do social. De abordagem qualitativa e de cunho exploratório, tecido sob as lentes das leis federais: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Base Nacional Comum Curricular, objetiva dinamizar os processos democráticos nos ambientes educacionais. A metodologia enseja, com base nos documentos, contextualizar histórica e socialmente as leituras contemporâneas (CELLARD, 2008). Os resultados dinamizam experiências de participação e de autonomia entre os gestores e demais profissionais da educação, como também da comunidade escolar. Tenciona viabilizar encontros permanentes de coletividade e de dialogicidade. Propõe a abertura para práticas cooperativas que perpassem os discursos pedagógicos e as ações administrativas do dia a dia da escola. Das vivências no cotidiano escolar, urge a necessidade de maior assento para a participação da comunidade escolar, tendo como perspectiva a formação para a criticidade e o exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Osório/Brasil). É membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Diversidade Étnico-Racial e Direitos Humanos na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - CNPq (Osório/Brasil). E-mail: marcelofelix35@gmail.com

Maria Cristina Schefer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UNISINOS (São Leopoldo/Brasil). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Osório/Brasil). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Diversidade Étnico-Racial e Direitos Humanos na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - CNPq (Osório/Brasil). E-mail: maria-schefer@uergs.edu.br

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Félix, C. M. C., & Schefer, M. C. (2022). A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SOB AS LENTES DAS LEIS NACIONAIS. Revista Prâksis, 2, 4–17. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2936

Edição

Seção

Artigos Livres