INNOVATIONS RADICALE ET INCRÉMENTALE: UNE RÉFLEXION SOUS LA PERSPECTIVE DE LA THÉORIE DU CHAOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1709Abstract
RÉSUMÉ
Les typologies d'innovation analysent la relation entre le degré de nouveauté de l’innovation et ses impacts sur l'organisation. Deux types reconnus sont l'innovation radicale et incrémentale. L’objectif de cette réflexion théorique est d'analyser deux concepts sous la persepective de la théorie du chaos. Ce travail a pour objectif identifier comment l’innovation radicale et incrémentale sont discutées et comprises dans la littérature scientifique. Dans la perspective exploratoire, une recherche bibliométrique a été réalisée pour soutenir les propositions initiales. Les résultats indiquent l’existence de la standardisation dans l’approche de typologies que traitent des innovations radicales e incrémentales.
Mots-clés: Principe du chaos. Stratégie du principe du chaos. Innovation radicale. Innovation incrémentale.
RESUMO
As tipologias de inovação têm se preocupado em analisar a relação entre o grau de novidade da inovação e seu impacto na organização. Uma das tipologias mais difundidas foi a inovação radical e incremental. O objetivo do ensaio teórico foi analisar estes dois níveis de inovação sob a perspectiva da teoria do caos. Tal proposta visou identificar como os níveis de inovação radical e incremental são abordados na literatura. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, objetivo exploratório e procedimento técnico de revisão de literatura, o método de pesquisa utilizado se baseou em uma pesquisa bibliométrica para fundamentar as proposições apresentadas, cujos resultados apontam a existência de uma padronização quanto a abordagem das tipologias de inovação radical e incremental.
Palavras-chave: Princípio do caos. Estratégia do principio do Caos. Inovação radical. Inovação incremental.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.