A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE

Authors

  • Cristiane Borba Luckmann Universidade Feevale
  • Natalia Aparecida Soares Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1692

Abstract

A evolução biológica é amplamente mencionada nos documentos norteadores da educação nacional, inclusive sendo citada como eixo unificador dos conteúdos de Ciências Naturais. No entanto, observaram-se em investigações científicas que ainda são latentes as barreiras epistemológicas e didáticas para o ensino de evolução. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, analisar as concepções e saberes científicos de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale acerca da evolução biológica, seleção natural e diversidade de espécies, identificando as principais influências formadoras dessas opiniões, realizando uma análise comparativa entre as concepções de ingressantes e egressos do curso, com o objetivo de verificar a construção do conhecimento científico na graduação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa exploratória, através da coleta de dados com o uso de questionários semiestruturados, adaptados de pesquisas recentes. O grupo analisado foi composto por 39 estudantes, sendo 15 ingressantes e 24 egressos, a maioria bacharel (60%). Através dessa pesquisa, constatou-se que os estudantes apresentam entendimento incipiente acerca da temática, com concepções errôneas de evolução biológica e seleção natural. Os resultados, de forma geral, demonstraram que os alunos compreendem a Biologia Evolutiva como um conjunto de processos que permitem a melhoria e/ou aprimoramento de características anatômicas e fisiológicas dos organismos vivos. Observou-se, ainda, que as concepções sobre a teoria evolucionista são influenciadas pelos preceitos religiosos dos estudantes, onde há constante dicotomia entre ciência e religião e diretamente ligados ao ensino deficiente da temática na educação básica. Considera-se pertinente o fomento de discussões sobre a história da ciência e suas contribuições diretas para o desenvolvimento da sociedade contemporânea, acredita-se que este debate possa corroborar para amenizar alguns conflitos culturais apresentados por alguns estudantes que entendem a evolução como oposta às suas convicções pessoais.
Palavras-chave: Biologia evolutiva. Ensino de ciências naturais. Concepções. Ensino superior. Ciências biológicas.

ABSTRACT
Biological evolution is widely mentioned in guiding documents of the national education, including being cited as unifying axis of the contents of the Natural Sciences. However, it was observed in scientific investigations they are still latent the barriers epistemological and didactic for the teaching of evolution. In this scenario, we sought through this study to analyze the conceptions and scientific knowledge of students in the course of Biological Sciences of Feevale University about biological evolution, natural selection and species diversity, identifying the main forming influences of these opinions, performing a comparative analysis between the conceptions of beginners and graduates of the course, with the objective of verifying the construction of scientific knowledge in the graduation. As a methodology we chose a exploratory quantitative-qualitative approach, through the collection of data with the use of structured questionnaires, adapted from recent searches. The analyzed group was composed of 39 students, being 15 beginners and 24 graduates, the majority bachelor (60%). Through this research, we found that the students have an incipient knowledge about the theme, with misconceptions of biological evolution and natural selection. The results, in general, have demonstrated that students understand the Evolutionary Biology as a set of processes that allow the improvement and/or enhancement of anatomical and physiological characteristics of living organisms It was also observed that the conceptions of evolutionary theory are influenced by religious precepts of students, where there is constant dichotomy between science and religion and are directly related to a deficiency at the teaching this topic in basic education. It is pertinent the promotion of discussions on the history of science and its direct contributions to the development of contemporary society, it is believed that this debate can corroborate to alleviate some cultural conflicts presented by some students who understand the evolution as opposition to their personal convictions.
Keywords: Evolutionary biology. Teaching of natural sciences. Conceptions. Higher education. Biological sciences.

Author Biographies

Cristiane Borba Luckmann, Universidade Feevale

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale.

Natalia Aparecida Soares, Universidade Feevale

Doutora em Ensino de Ciências (PPGECIM ULBRA).

Mestre em Ensino de Ciências (PPGECIM ULBRA).

Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Novas tecnologias e metodologias para o ensino de ciências da natureza.

Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

Atua como Bióloga na assessoria a empresas e instituições.

Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade FEEVALE.

Professora e coordenadora do Curso Técnico de Meio ambiente na Escola Profissional Unipacs - Taquara/RS.

Participa ativamente de eventos relacionados ao tema de Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Participante do Programa Extensionista na Universidade Feevale denominado Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Rio do Sinos. 

Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem em Ciências; Educação Ambiental e Formação de Professores. 

Published

2019-02-15

How to Cite

Luckmann, C. B., & Soares, N. A. (2019). A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE. Revista Prâksis, 1, 243–271. https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1692