A PRÁXIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ELEMENTO SIMBÓLICO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Luís Paulo Arena Alves, Raquel Meirose

Resumo


Nas notas deste artigo refletiremos sobre o conceito de práxis e sua relação com o contexto escolar. A escolha da temática se deu a partir da necessidade de aprofundar o sentido e o entendimento filosófico do termo, mas, acima de tudo, pela importância de se observar os seus desdobramentos na realidade educacional, a fim de que estes possam colaborar para uma ação futura nos diferentes espaços pedagógicos. Buscaremos também, relacionar a práxis como o processo e a dinâmica pedagógica que se traduz pela compreensão crítica da realidade, estabelecendo correlações de causa e efeito, formulação de juízos com vistas ao desenvolvimento integral do aluno, como caminho para o alcance de uma verdadeira cidadania. Apontaremos dentre outros os aspectos relevantes, não só o desenvolvimento da teoria na prática, mas também para a construção do conhecimento a cerca desta temática como um elemento importante para a atuação dos profissionais na área da educação.

Palavras-chave: Práxis. Educação. Transformação.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.788

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