A TERRÍVEL SIMETRIA: LITERATURA E PSICANÁLISE NO PERSONAGEM RORSCHACH, DO ROMANCE GRÁFICO WATCHMEN, DE ALAN MOORE E DAVE GIBBONS

Jeferson de Moraes Jacques, Andressa Mueller

Resumo


Histórias em quadrinhos são um popular meio de entretenimento. Do início do século XX, ocasião do aumento de sua popularidade e circulação, até meados dos anos 70, eram consideradas como produto puramente mercadológico. Porém, autores interessados em atrair a atenção dos leitores literários começaram a publicar narrativas gráficas que possuem características que as aproximam mais de obras literárias do que do formato convencional de quadrinhos: os chamados romances gráficos. No processo criativo dessas obras, compostas de forma mais madura e detalhada, os autores fazem uso de outras ciências para a construção da narrativa e dos personagens. O objetivo geral do presente trabalho é estudar a construção do personagem Rorschach, da obra Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, na perspectiva da teoria da literatura e da psicanálise, ciência da qual os autores utilizaram pressupostos para criar o personagem. O objetivo específico é, por meio do estudo de um personagem de narrativa gráfica dentro da teoria da literatura e da psicanálise, ampliar o âmbito dos estudos literários para os romances gráficos.

Palavras-chave: Rorschach. Literatura. Psicanálise.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.775

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