OCUPANDO ESPAÇOS: GESTOS, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E COLETIVIDADES ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Jardel Sander, Carlos H. Rezende Falci, Joel Cardoso A. Amaral, Iara De Salvo Rocha

Resumo


Este estudo analisa o modo como os estudantes da PUC-MG ocupam o espaço da universidade e das imediações, procurando compreender melhor os processos de subjetivação e os modos de vida coletivos aí encetados, no sentido de identificar possibilidades de afirmação do presente (e de uma dimensão política deste), através das corporeidades, e dos espaços públicos. Utilizou-se pesquisa bibliográfica centrada em teóricos da filosofia da diferença e da filosofia das imagens, e trabalho de campo baseado na metodologia de pesquisa-intervenção. Realizou-se registro dos itinerários e das permanências dos estudantes nos espaços da universidade, através da produção de imagens (fotos e filmagens) e de intervenções nas ocupações do campus (mapas para serem inscritos e o grupo Espaço Pensamento Ação). Conclui-se que, num espaço que se apresenta geralmente marcado, os ocupantes querem se inscrever, compondo efêmeros coletivos. Percebese, assim, a necessidade de esses corpos se inscreverem e criarem, de alguma maneira, seus próprios espaços.

Palavras-Chave: Processos de subjetivação. Coletividades. Imagens. Gestos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.719

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


............................................................................................................................................................................................................................

ISSN versão impressa: 1807-1112 
ISSN versão eletrônica: 2448-1939

Licença Creative Commons
A Revista Prâksis segue os critérios da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

............................................................................................................................................................................................................................
 
Desde 16/08/19