IDENTIDADES, ADOLESCENTES E A ARTE – APROXIMAÇÕES TEMÁTICAS

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas (IAD/UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.707

Resumo

Busco, através deste artigo, discutir as questões relativas à arte e as identidades construídas, reconstruídas e formadas pelos sujeitos nas inter-relações objetivas e subjetivas que ocorrem ao longo da vida. A individualidade de alguém não é um dado fixo nem tampouco é resultado de uma programação genética, ainda que esta contribua para a formação do indivíduo. É um processo de desdobramentos formalizados através de contínuas transformações e reestruturações, no qual se evidencia um constante devir humano. Na arte, as formas expressivas são sempre traduções de processos individualíssimos, denotando diferentes formas de estilo, linguagem, uma condensação de experiências e formas poéticas. A adolescência é uma fase com modificações corporais e emocionais que geram, para o jovem, dificuldades no seu envolvimento consigo próprio e com os outros, ocasionando questionamentos identitários. A estética da adolescência atravessa todas as idades e continentes, formatando um imaginário global que pode ser explicitado através da linguagem artística.

Palavras-chave: Adolescência. Arte. Identidade.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Zamperetti, M. P. (2011). IDENTIDADES, ADOLESCENTES E A ARTE – APROXIMAÇÕES TEMÁTICAS. Revista Prâksis, 1, 9–18. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.707