EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO

Autores

  • Muriel Haupenthal Universidade Feevale
  • Cássia Petry Universidade Feevale
  • Jozilda Berenice Fogaça de Lima Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.686

Resumo

Existe, em nosso país, um conceito demagogicamente difundido e pouco discutido, chamado cidadania. “Somos todos cidadãos” - essa afirmação faz parte do cotidiano popular, sobretudo, em período de pleito, quando os “cidadãos” brasileiros são convocados a exercer a sua cidadania, indo às urnas, para eleger os seus futuros governantes. Haja vista tanta mobilização para que o exercício da cidadania se efetive, gostaríamos de discutir, neste artigo, a origem e o papel fundamental da educação para a “construção de uma cidadania”. Essa discussão estará norteada por três eixos e versará sobre cidadania, a problematização da educação e o papel da Psicopedagogia para uma educação transformadora.

Palavras-chave: Cidadania. Participação Social. Educação.

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Como Citar

Haupenthal, M., Petry, C., & Lima, J. B. F. de. (2016). EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: DA ALUSÃO À ILUSÃO DESSE CONCEITO. Revista Prâksis, 1, 55–64. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.686