INSERSÃO LABORAL, TRABALHO, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO E ARTICULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.655Resumo
Objetivamos, neste artigo, apresentar o relato de experiência oriundo da elaboração de “Oficinas de Psicologia”, inseridas em um projeto de profissionalização para jovens com faixa etária entre 15 e 21 anos, provenientes de escolas públicas do município de Novo Hamburgo - RS. As ações desenvolvidas através da prática de estágio profissionalizante, exigida para a conclusão do Bacharelado em Psicologia, tiveram como intuito potencializar a inserção social dos jovens pela via do trabalho, fazendo uma interface entre estas duas facetas subjacentes da sociedade em que nos encontramos. Contribuímos para o desenvolvimento de habilidades sociais e desmistificação de conceitos culturais equivocados, trazidos acerca do âmbito laboral, assim como houve potencialização do repertório de atitudes assertivas a serem tomadas diante da vivência em busca de emprego. As “Oficinas de Psicologia” contribuíram, desta forma, no incremento da saúde e do bem-estar desses jovens em sua inserção no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Programa de Inserção Laboral. Mercado de Trabalho. Inserção Social. Juventude.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.