O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO

Autores

  • Kátia De Conto Lopes Universidade Feevale
  • Ronalisa Torman Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.620

Resumo

O artigo a seguir é fruto de pesquisa realizada no Núcleo de Atendimento e Extensão em Psicopedagogia (NAEP) do Centro Universitário Feevale, onde a cada dia nos defrontamos com mais casos de pacientes com dificuldades de aprendizagem, que sofreram abuso ou violência sexual. O abuso sexual se apresenta sem distinção de idade, raça ou classe social. A Psicopedagogia, sendo uma área de conhecimento que trabalha com o aprender e o não aprender, tem como objetivo investigar a relação destes sujeitos que sofreram abuso sexual com a falta de desejo de aprender. A partir dessa realidade, são realizadas algumas reflexões acerca do abuso sexual sofrido por estes pacientes, da dificuldade de aprendizagem que eles apresentavam e da situação de inclusão momentânea que todos estavam vivenciando.

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Abuso Sexual. Aprender. Inclusão.

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Publicado

2007-08-01

Como Citar

Lopes, K. D. C., & Torman, R. (2007). O ABUSO SEXUAL E O SEU DESDOBRAMENTO NA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO. Revista Prâksis, 2, 115–118. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.620