INCLUSÃO/EXCLUSÃO SOCIAL: DIALOGANDO COM AS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.619Resumo
Este artigo apresenta o resultado da tese que teve como objetivo compreender a reflexão dos professores e das professoras da Educação de Jovens e Adultos sobre a exclusão social na sociedade brasileira atual. Inscreve-se na teoria crítica, segundo a qual a exclusão não é provocada pelo indivíduo, mas fruto das relações da sociedade capitalista. As informações coletadas no campo empírico se deram por meio de entrevistas semi-estruturadas, numa abordagem qualitativa, portanto numa perspectiva de aprofundamento, não de quantificação ou generalização dos dados coletados. O recorte apresentado neste artigo diz respeito às respostas das professoras acerca do que refletem sobre inclusão/exclusão social. Foi possível compreender que a reflexão das professoras está atravessada pela ideologia neoliberal, sobretudo nos aspectos afetos ao individualismo. Os resultados da pesquisa demonstram que, por elas viverem em uma sociedade marcadamente neoliberal, têm dificuldades de refletir criticamente sobre os processos de exclusão social, entendendo-a como causada pelo próprio indivíduo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos. Formação de Professores/as. Inclusão/Exclusão Social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.