NIETZSCHE: VONTADE DE PODER, PERSPECTIVISMO E A QUESTÃO DA PLURALIDADE EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Vicente Zatti UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.615

Resumo

Nietzsche faz uma crítica profunda ao pensamento metafísico, abalando o conceito tradicional de verdade. O pensador alemão demonstra que os conhecimentos científicos e os valores morais não são resultado de normas objetivas estabelecidas a priori por um transcendental, são resultado de processos históricos pelos quais os homens, na busca de afirmar sua vontade de poder, estabeleceram suas perspectivas como as verdadeiras. Dessa forma, desconstrói a visão unitária estabelecida pela metafísica, o que possibilita o olhar para a heterogeneidade da vida, trazendo à tona questões referentes à pluralidade e à diferença. Nesse contexto, a inclusão adquire importância em educação e surge como uma questão de aprendizado histórico.

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia da Educação. Vontade de Poder. Perspectivismo. Pluralidade. Inclusão.

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Como Citar

Zatti, V. (2016). NIETZSCHE: VONTADE DE PODER, PERSPECTIVISMO E A QUESTÃO DA PLURALIDADE EM EDUCAÇÃO. Revista Prâksis, 2, 83–86. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.615