A OPINIÃO COMO FUNDAMENTO DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL E A SEMIOSE COMO RECURSO EPISTEMOLÓGICO EM CONTEXTO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.609Resumo
A sala de aula, especialmente por meio de disciplinas voltadas à formação sócio-histórica e filosófica, se transforma em solo fértil para a germinação de todo tipo de conhecimento, inclusive de natureza diversa do que convencionalmente chamamos de científico. Nesse espaço, são muitas as explicações que elaboramos sobre os fenômenos da realidade social, tomando como base nossas percepções e experimentações cotidianas. Tais explicações são comumente expressas pela fórmula "sobre esse assunto eu acho que... " ou "minha opinião é... ". O desafio que se coloca, neste artigo, é pensar a condição do aluno e do professor na instauração do processo de reflexão conceituai sobre a vida social cotidiana (o nosso entorno social), sobre a qual operamos centenas de "eu acho que" explicativos. Busca-se inspiração na tipificação dos processos de significação presentes na semiótica de Peirce (Charles Sanders Peirce), aliada à experiência como professor na disciplina de Fundamentos de Realidade Brasileira e Cidadania em diversos cursos do Centro Universitário Feevale.
PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Semiótica. Realidade Social. Sala de Aula. Ensino-Aprendizagem. Opinião.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.