EDUCADORAS LEIGAS DE CRECHES COMUNITÁRIAS - DA AÇÃO À QUALIFICAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Denise Arina Francisco Valduga Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.570

Resumo

O presente artigo “Educadoras Leigas de Creches Comunitárias - Da Ação à Qualificação Docente” é parte da pesquisa intitulada Processo de Formação Docente das Educadoras Leigas de Creches Comunitárias e tem como objetivo analisar como ocorre a construção identitária de professora pelas educadoras leigas atuantes em creches comunitárias conveniadas com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, matriculadas no curso de ensino médio Normal. Este estudo se valeu, predominantemente, da abordagem qualitativa, pautou-se em estudo de caso, tendo sido utilizados instrumentos metodológicos, como questionário, entrevistas semi-estruturadas, observação de campo e análise documental para compor o corpus da pesquisa. Buscou-se identificar, a partir da fala das alunas, protagonistas desse processo, bem como de seus interlocutores, professores do curso e coordenadoras pedagógicas das creches comunitárias onde trabalham, como acontece a passagem de educadora leiga à professora e se essas imprimem ressignificações na prática pedagógica cotidiana com crianças na creche.

Palavras-chave: Formação de educadoras leigas Educação Infantil - Curso Normal - habilitação Educação Infantil - Formação de professores.

Downloads

Como Citar

Valduga, D. A. F. (2016). EDUCADORAS LEIGAS DE CRECHES COMUNITÁRIAS - DA AÇÃO À QUALIFICAÇÃO DOCENTE. Revista Prâksis, 1, 67–74. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.570