O OPERAR DA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM INOVAÇÃO E PROCESSOS CRIATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.434Resumo
O presente artigo propõe-se a examinar as metáforas conceituais elaboradas pela tradição filosófica ocidental, para embasar as pretensões de validade do conhecimento científico. Analisam-se, para tanto, os conceitos historicamente associados ao fazer da própria ciência. Da mesma forma, apresentam-se essas elaborações conceituais fundamentais para se analisar os sentidos e os significados que podemos associar aos conceitos de inovação e de processos criativos, relacionando-os aos mesmos pressupostos paradigmáticos que os informaram. Por fim, mostra-se a maneira de relacionar esses pressupostos teóricos pela articulação de uma racionalidade que opera a partir do círculo da compreensão, no sentido de uma circularidade aberta, capaz de levar à ampliação permanente do conhecimento, por via de uma constante atividade de pesquisa científica.
Palavras-chave: Paradigmas. Metáforas conceituais. Inovação. Processos criativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.